Vacina contra Covid: agendamento para adolescentes entre 12 e 17 anos, com autismo e síndrome de Down, começa na quarta-feira, diz Ibaneis

Segundo governador, imunização está prevista para quinta-feira (5). Cadastro abre nesta segunda (1º), GDF estima cerca de 3 mil vagas. O agendamento da vacinação contra Covid-19 para adolescentes entre 12 e 17 anos, com comorbidades, começa na quarta-feira (4). Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), a imunização inicia por jovens com autismo e síndrome de…

Voz, sinusite, rinite e asma são problemas de fonoaudiólogos também, provam especialistas

As fonoaudiólogas Irene Marchesan, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, e Leny Kyrillos, professora da PUC-São Paulo e especialista em voz profissional estiveram na quarta (12) e quinta-feira (13) participando como palestrantes da 10ª Semana de Fonoaudioliogia (Semafon) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Irene falou sobre o trabalho do fonoaudiólogo com pacientes…

FONOAUDIOLOGIA PODE SER USADA NO TRATAMENTO DE RINITE E ASMA

Pesquisa mostra que sessões de fonoaudiologia melhoram os resultados do tratamento convencional, realizado com a inalação de medicamento antiinflamatório Obstrução nasal, coriza transparente, diminuição do olfato e respiração pela boca. Estes são alguns sintomas da rinite alérgica, que normalmente é desencadeada por fatores como poeira, mofo, ácaro e cigarro. A alergia atinge entre 10 e…

A utilização do brincar nas práticas de terapeutas ocupacionais da Baixada Santista

Carla Cilene Baptista da Silva¹, Fernando Vicente de Pontes² RESUMO: O presente estudo teve por objetivo identificar e caracterizar as práticas desenvolvidas pelos terapeutas ocupacionais que atuam na região metropolitana da Baixada Santista, quanto à utilização do brincar. Para tanto, foi aplicado um questionário estruturado com 36 terapeutas ocupacionais que atuam na área da infância.…

O brincar de crianças com deficiência física: contribuição da terapia ocupacional

Brenda Antunes de Figueiredo¹ , Daniele da Silva Souza¹, Ângela Cristina Dornelas da Silva² http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p29-35 Figueiredo BA, Souza DS, Silva ACD. O brincar de crianças com deficiência física: contribuição da terapia ocupacional. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 2016 jan.-abr.;27(1):29-35. RESUMO: O estudo objetivou investigar as contribuições da Terapia Ocupacional para a promoção do brincar…

O que é Afasia?

É a dificuldade de se comunicar depois de uma lesão no cérebro. Ninguém nasce com afasia, a pessoa torna-se afásica após uma doença. A causa mais comum da afasia é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). As dificuldades mais comuns são: encontrar palavras  expressar aquilo que deseja compreender o que é dito ler e escrever fazer…

O que é Disfagia?

A disfagia é uma alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir alimentos ou saliva. Pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em idosos, podendo trazer sérias consequências à saúde. Na disfagia ocorre um desvio do alimento ou da saliva, obstruindo parcialmente ou completamente as vias respiratórias. Esse desvio pode ser facilitado também…

MÃE PERFEITA OU MÃE “SUFICIENTE”?

O conceito de “mãe suficientemente boa” foi desenvolvido pelo psicanalista inglês Donald W. Winnicott em 1949, para trazer uma luz sobre a pressão que as mães sofriam de terem que ser perfeitas, de um ideal de maternidade. Essa reflexão torna-se atual mais uma vez quando nos deparamos com a sobrecarga das mães em tempo de pandemia e de quarentena, onde se acumulam tarefas e responsabilidades.

Respiração Oral

RESPIRADOR ORAL A respiração oral é decorrente de múltiplos fatores que levam a uma obstrução nasal completa ou incompleta, podendo ser uni ou bilateral. Representa uma queixa freqüente nos ambulatórios de otorrinolaringologia, de pediatria e até mesmo nos de clínica médica. Um estudo realizado na cidade de Londrina, no Paraná com 496 crianças de uma…

Lesão medular traumática: resultados…

Este estudo teve como objetivo avaliar a força muscular respiratória, a voz e a qualidade de vida de pacientes com lesão medular traumática cervical e torácica. Trata-se de estudo analítico caso controle com participação de 28 homens, de 18 a 65 anos, divididos em dois grupos: Grupo pesquisa (14 pacientes com lesão medular cervica); e…