O estelionato amoroso é um termo usado para descrever uma forma de fraude em que uma pessoa engana outra, geralmente com o objetivo de obter benefícios financeiros ou emocionais. Nesse tipo de golpe, uma pessoa cria um relacionamento romântico falso e manipula os sentimentos da vítima para obter vantagens pessoais.
Normalmente, o estelionatário amoroso estabelece uma conexão emocional com a vítima, ganhando sua confiança e criando um vínculo íntimo. Eles podem usar mentiras e falsas promessas de amor e compromisso para manipular a vítima. Muitas vezes, os golpistas procuram pessoas vulneráveis, que estão carentes emocionalmente ou em busca de relacionamentos significativos. Muitas vezes, a abordagem do estelionatário leva meses e até anos.
Uma vez que o estelionatário ganha a confiança da vítima, eles podem começar a pedir dinheiro emprestado ou fazer investimentos falsos, alegando que precisam de ajuda financeira por uma série de razões inventadas, explorando a compaixão e o desejo da vítima em ajudar.
Não é apenas uma forma de explorar material e emocionalmente alguém, mas também um crime que ainda não está tipificado no Código Penal Brasileiro. Tão importante quanto estar cauteloso quanto a abordagens de desconhecidos em rede social no que diz respeito ao início de um relacionamento amoroso, é fundamental estarmos dispostos a realizar uma espécie de “prevenção emocional” contra situações como essas. Essa prevenção envolve a possibilidade de manter vínculos reais e concretos com pessoas de confiança, buscar projetos pessoais vitais que não estejam relacionados à existência de um parceiro ou parceira e estar em um processo terapêutico onde é possível elaborar angústias e carências.
Caso você já tenha vítima desse tipo de golpe (ou ainda esteja sendo) procure ajuda especializada e as autoridades responsáveis para uma eventual denúncia.