O psicopedagogo é o profissional que se dedica ao estudo da aprendizagem do ser humano. Ele é muito conhecido por seu papel nas escolas, onde atua no acompanhamento de crianças e adolescentes, mas o que poucas pessoas sabem é que esse profissional tem presença fundamental na Psicopedagogia Clínica e Empresarial, isto é, também entre adultos.
Assim, psicólogos e pedagogos têm investido cada vez mais na pós-graduação em Psicopedagogia, uma área que promove o contato com vários públicos e oferece diversos campos de atuação tanto no setor público quanto na iniciativa privada, além de ter alta demanda no mercado de trabalho.
O que fazem os psicopedagogos
O profissional com pós-graduação ou graduação em Psicopedagogia tem sua prática relacionada ao estudo dos processos de aprendizagem de qualquer pessoa, das crianças aos adultos.
Esta é uma área multidisciplinar, que abrange conhecimentos da Antropologia, Psicologia, Pedagogia e Saúde, como relações familiares, neuropatologias, cognição e aprendizagem.
Isso porque estudar o processo de aprendizagem significa diagnosticar eventuais transtornos que interferem neste processo e agir para que este distúrbio possa ser enfrentado pelo paciente.
Um exemplo de situação em que a atuação do psicopedagogo é importante são os casos de dislexia, em que crianças e adultos têm dificuldades para ler e escrever.
Além disso, o psicopedagogo intervém em situações criadas pelas interações sociais e que também acabam por dificultar a aprendizagem de diversas pessoas, como o bullying e o preconceito, seja no ambiente escolar ou empresarial.
Onde esses profissionais podem atuar
Como já dissemos, é muito comum que os psicopedagogos sejam relacionados ao ambiente escolar, principalmente porque é neste espaço que as pessoas, quando crianças e adolescentes, descobrem as dificuldades na absorção do conteúdo e buscam um diagnóstico e tratamento.
No entanto, esse profissional também atende a adultos em instituições do setor público ou da iniciativa privada. Sua atuação está, geralmente, ligada à gestão de pessoas, onde o psicopedagogo atua para dar apoio a funcionários diagnosticados com problemas de aprendizagem ou mesmo para melhorar seu desempenho na organização.
Assim, o psicopedagogo pode atuar em escolas que atendem a crianças e adolescentes de todas as idades, em hospitais e unidades de saúde, em empresas e instituições que ofereçam este auxílio aos seus colaboradores e também de forma autônoma, exercendo em seu próprio consultório.
Fonte:EAD Católica
https://ead.catolica.edu.br/blog/qual-a-missao-de-quem-faz-psicopedagogia